Um pequeno grupo formado por agricultores familiares decidiu apostar na produção de uvas, através de plantios em pequenas áreas localizadas neste município e em algumas outras cidades da região. Ao todo, são 13 produtores, divididos territorialmente entre Crato, Barbalha e Santana do Cariri, unidos pelo sonho da expansão da área produtiva e na criação de uma cooperativa capaz de comercializar o fruto colhido para outras regiões do País e, até mesmo, para o exterior.
Inicialmente, a área utilizada pelos produtores para o plantio dos parreirais é de cerca de um hectare. Embora pareça pequeno, o espaço é suficiente para uma produção estimada entre 25 e 30 toneladas de uvas por safra. A cada ano, é possível realizar até duas colheitas da fruta.
A qualidade da produção gera expectativa de que outros agricultores também iniciem a produção de uvas em suas propriedades. Com isso, haverá a ampliação da área plantada, a partir do surgimento de novos parceiros, resultando na criação de uma cooperativa de produtores abrindo portas para a exportação.
Investir na produtividade da uva de mesa, a recorrente entre os produtores, demanda alguns custos. Para cada hectare plantado o investimento pode chegar até R$ 50 mil. Os valores são gastos, principalmente, na compra de arame para confecção de telas, estacas para fixação, além de aspersores e demais equipamentos para irrigação da área escolhida para o plantio.
No caso dos pequenos produtores, o investimento realizado para o início da produção em área de até um hectare acontece uma única vez. O lucro, segundo afirmam, começa a ser percebido a partir do segundo ano de produção. Cada planta tem vida útil estimada em até 40 anos. Quando a cultura é iniciada em um novo espaço produtivo, é necessária a aquisição de mudas da espécie escolhida para o plantio da fruta.
Fonte: Site do Jornal Cariri Regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário