terça-feira, 15 de outubro de 2013

ALUNOS DENUNCIAM DESCASO COM ESCOLA PÚBLICA DE BARBALHA

Os alunos da Escola Municipal São Sebastião, no sítio Macaúba, aproveitaram a presença da cúpula da prefeitura de Barbalha, durante o “Governo Itinerante”, na quarta-feira (09), para entregar um abaixo-assinado, acompanhado de uma carta com várias denúncias de descaso relacionadas à escola.


A carta, lida pela aluna Ângela Maria Bezerra, deixou o prefeito Zé Leite (PT), secretários e vereadores constrangidos, com o relato sobre a situação da estrutura física do prédio. O documento, formatado por alunos, professores e pais, denuncia a situação da escola, que é avaliada como precária com necessidade urgente de reforma.

Atônito com a situação, o prefeito Zé Leite (PT) apenas ouviu a leitura, que reivindicou mais atenção da Secretaria de Educação e da Administração Municipal. Segundo a carta, os alunos da escola estão perdendo o prazer de estudar, “graças ao descaso como a escola é tratada”.

Na carta, os estudantes enumeram vários itens que comprovam o descaso e que motivaram o abaixo-assinado. “São paredes caindo o reboco, cerca caída e muro rachado; salas apertadas, sem ventilador e faltando lâmpadas; telhado falhado, salas e banheiros sem portas; falta de água e material didático; além de falta de laboratórios e sala para professores,” diz um trecho.

Segundo o relato, a escola se resume apenas ao esforço de professores que, com muita dificuldade, tentam trabalhar. A aluna pediu providências urgentes e traduziu a revolta da comunidade frente ao descaso. As pessoas da comunidade presentes no evento aproveitaram para cobrar solução para a falta de água, de responsabilidade do Município, além da presença de agentes de saúde e dentistas que, segundo eles, não existem na comunidade.

Sobre a escola, a secretária de Educação e primeira-dama do município, Isabel Cristina Cruz, tentou se explicar observando que uma reforma foi feita em 2010. A comunidade reagiu à afirmação, dizendo que não houve reforma, apenas uma pintura à base de cal.

Durante o evento, o vereador Rosário Amorim (PTN) chegou a pedir que o prefeito derrubasse a escola para construir outra. Já o vereador Rildo Teles (PSL), disse que vai encaminhar denúncia ao Ministério Público do Estado (MP-CE) e ao Ministério da Educação (MEC), pedindo investigação sobre possível desvio de verba durante as reformas feitas em 2010 nas escolas do município. Rildo disse, ainda, que irá utilizar a carta e o abaixo-assinado como base para a denúncia.

Após a leitura da carta, a aluna denunciou uma tentativa de coação, por parte de agentes públicos ligados à administração. Segundo a aluna, o Ouvidor do Município, Joãozinho Macedo, o secretário adjunto de Educação, Dorivam Amaro, além da própria secretária de Educação, Isabel Cristina, tentaram intimidá-la e se apossarem do abaixo-assinado e da carta denúncia (original e cópias).

O prefeito Zé Leite e a secretária de Educação, Isabel Cristina, não quiseram falar sobre o assunto. Mas, na manha da última segunda-feira (14), trabalhadores contratados pela Prefeitura começaram serviços de reforma da Escola São Sebastião.

Fonte: Jornal do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário