A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu suspender a venda de 150 planos de saúde de 41 operadoras
em todo o Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13),
em entrevista coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. A agência informou
não poder divulgar quantos planos haviam sido cancelados por estado.
Suspensão ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (18) e valerá até fevereiro de 2014.
Pelo menos quatro operadoras que tiveram a comercialização de planos
proibida pela ANS atuam no Ceará. São elas a Amil Assistência Médica
Internacional S.A.; a Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério
da Fazenda; Geap Fundação de Seguridade Social e a Golden Cross
Assistência Internacional de Saúde LTDA.; mas isso não quer dizer que
elas tenham planos cancelados no Estado.
De acordo com a ANS, as operadoras descumpriram prazos máximos para
marcação de consultas, exames e cirurgias, além de apresentarem
problemas de cobertura como o rol de procedimentos, o período de
carência, a rede de atendimento, o reembolso e os mecanismos de
autorização para procedimentos.
A suspensão ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (18) e valerá
até fevereiro de 2014. A ANS informou não poder divulgar quantos planos
haviam sido cancelados por estado.
4,1 milhões de consumidores são atendidos pelos 150 planos suspensos
Cerca de 4,1 milhões de consumidores são atendidos pelos 150 planos com venda suspensa. “Os beneficiários são protegidos
e continuam sendo atendidos. O que a gente está fazendo é impedir que
novos consumidores se somem a eles [nesses planos com problemas]”, disse
o diretor-presidente da ANS, André Longo.
Dos 150 planos, 68 já estavam suspensos por problemas em
monitoramentos anteriores. Outros 178 planos que estavam suspensos
resolveram seus problemas e poderão voltar a ser comercializados pelas
suas operadoras.
De acordo com André Longo, as operadoras são analisadas de acordo com
as reclamações dos consumidores. “A agência analisa tecnicamente a
reclamação do consumidor. Só computamos as reclamações procedentes. E
comparamos as operadoras. As principais reclamações são a negativa de
cobertura, por diversos motivos e o descumprimento de prazos”, disse.
Segundo ele, o ideal é que o consumidor tente resolver seu problema
diretamente com a operadora. Caso não consiga resolvê-lo, é possível
entrar em contato com as centrais de atendimento da ANS: site da ANS ou 0800-701-9656.
Para saber se o seu plano de saúde está suspenso clique aqui.
Fonte: Site Diário do Nordeste.
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